top of page

Estrangeiro em Porto Alegre



É incrível a falta de preparação de algumas pessoas para tratar com o público. Se teu trabalho será atender as pessoas, deveria existir um tipo de avaliação periódica (mensal de preferência) para analisar se essas pessoas estão cumprindo com seu papel. Não quer trabalhar ai? Tem muitos que queiram... Não tens escolha? Sempre temos escolha! A escolha não se trata apenas de eleger o preto ou branco, esquerda ou direita e assim vai, é escolher a melhor opção que aquele momento te proporciona, se está “ruim” somente tu podes fazer com que seja melhor, sempre dando teu melhor em qualquer papel que venhas a desempenhar.


Hoje a ignorância de um atendente em um posto de saúde, ao tentar fazer o cartão do SUS, me “deu nos nervos”, como diria minha tia. Primeiro a pergunta:


- Por que tu quer fazer o cartão do SUS?


- Oi? Sério?


E depois que ele não sabia como fazer o procedimento quando se tratava de uma pessoa estrangeira, mas foi o suficiente para largar o desaforo:


- “Ahhh.. esses estrangeiros.. Já está difícil fazer o SUS para o brasileiro, não basta eles virem também e complicar as coisas”.


- Oi?


Eu não sei como consegui me conter e não falar nada naquele momento. Ignorância e estupides elevada à décima potência. Dai que ele me mostrou a tela de novo do computador porque estava “travando”, porque não conseguia inserir o Município (obviamente porque não existe e é em outro país), foi quando pela terceira vez falei para ele que ali, onde estava escrito “nacionalidade” ele deveria mudar para a nacionalidade do requerente, poxa! Falei desde o começo que não era brasileiro! É tão difícil de entender isso? Mas bom, ele ficou quieto, mudou a nacionalidade e pronto! Tudo certo. Se apenas tivesse ficado quieto...


De repente não era o dia dele, estava em um dia ruim, eu não sei! Mas ele também não sabia como tinha sido o meu e como eu estava, mesmo assim tentei manter a calma em todo momento. E não, não estou generalizando, foi um fato pontual. Mas ainda ecoa.. “esses estrangeiros...”, com aquele tom de desgosto.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Algumas informações sobre documentos necessários para fazer o pedido do cartão so SUS:


Se você é estrangeiro ou brasileiro:


1- Primeiro veja qual o Posto de Saúde mais perto da sua casa.

2- Veja o horário de atendimento para a realização do cadastro (o Google é uma boa ferramenta de ajuda! hehe).

3- Apareça munido dos seguintes documentos:

- Comprovante de Residência

- RNE

- CPF


Eu tinha levado mais documentos, como carteira de trabalho e certidão de nascimento, pois em alguns sites vi que pediam esses documentos, mas onde fizemos o nosso, que foi no UBS IAPI (Porto Alegre - RS) não foi necessário, apenas esses 3 itens acima mencionados são suficientes. ;)


Mesmo assim, entre em contato antes para se informar melhor, sabe como é! Sempre muda de um lugar para o outro.


Outro detalhe, o cartão SUS é obrigatório para USUÁRIOS do SUS, não para todos os brasileiros como no começo foi colocado. Quem são os usuários? As pessoas que irão consultar serviços que não são de emergência, tipo consulta com a ginecologista, cliníco, da até para consultar nutricionista!! :D


Dados o UBS IAPI - Porto Alegre/RS


Endereço: Rua 3 de abril, 90 - Passo d'Areia - Zona Norte - Porto Alegre/RS

Área para o cadastro do cartão do SUS: Área 7 - De segunda à sexta das 7h30 às 12h e das 13h30 às 16h

Área para o cadastro do cartão do Posto: Área 8 - De segunda à sexta das 8h30 às 12h

e-mail (é! eles têm e-mail, agora não sei se respondem! hehe!): ubsiapi@sms.prefpoa.com.br

Telefone: (51) 3289 3410


 o EU VEGANO: 

 

Criado para compartilhar dicas, conselhos, receitas e qualquer tipo de informação sobre a transição de pessoas definidas como "normais" para uma vida "estranha" (?!). Está correta essa definição? Pois é, quem não consume carne, queijos, ovos ou algum outro tipo de alimento que seja derivado de animais é visto como um "bicho estranho", pelos normais (?!). Aqui relatamos nossa experiência. Compartilhe conosco a sua historia também.

PAGINAS INTERESSANTES:

Lifestyle, Motivação:

The banana girl

Durian rider

Eu Atleta

 

Receitas veganas:

Chubby Vegan

Danza de fogones

 

Buscador de restaurantes veggies e vegan em POA-RS: 

Beringela.me

 

Informações nutricionais: 

Nutrition Facts

  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 
No tags yet.
bottom of page